domingo, 30 de outubro de 2011

Lembranças do 5º ASP!

Olha aí, o pessoal bonito do 5º Acampamento ASP, que aconteceu em 2008...Um abraço fraterno a todos.
Ah, já íamos esquecendo...Estamos com saudades de vocês, apareçam no nosso próximo encontro, que será no dia 18/11/2011, na capela São Judas Tadeu.Estamos nos reunindo uma vez por mês, está sendo muito bom e será melhor com a presença de vocês.Que Deus abençoe a todos vocês!


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DEUS DEIXA RASTROS

Deus existe!

Conta-se de um velho cristão analfabeto, que era homem de muita oração.
Certa vez um homem rico entrou em sua barraca e lhe perguntou:
- Como sabes que Deus existe, se você nem ao menos sabe ler?
O velho respondeu:
- Pelos Seus rastros. Deus deixa rastros por onde passa.
- Como assim? - indagou o rico, admirado.




Humilde, ele explicou:
- Quando o senhor ouve passos de animais ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo, um boi ou um animal selvagem?
- Pelos rastros.
- Exatamente.
E o velho cristão o  convidou para fora da barraca e mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:
- Senhor, aqueles sinais luminosos lá em cima são os rastros de Deus. Ele passou por ali! Por isso eu sei que Ele existe!




Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas.
Romanos 1.20


Por:Acampamento ASP

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Equipe de trabalho do 8º ASP


Queridos amigos na fé, esta é uma parte de nossa valorosa equipe de trabalho que merece ser destacada pelo amor demonstrado durante este 8º Acampamento ASP.



Na foto estamos com nosso querido Padre Wilson, que junto com o Padre Davi nos orienta em nossa jornada, em nossa caminhada.Que Deus abençoe os nossos padres e também nossa maravilhosa equipe de trabalho.Um grande abraço a todos.Estamos com saudades...

Por:Acampamento ASP

Olha vocês aqui, Tribo São Camilo!


Da esquerda para a direita, em pé:Washinton, Thaline,Deivid, Aílton,Roberta,Ulisses,Graziele,Hosana,Evandro,Carlos,Acácio
Agachados:David,Fábio e Alexsandro

Valeu gente bonita, que vocês sejam perseverantes na fé e na caminha do Cristo.Um grande e amoroso abraço e o desejo da paz de Cristo a todos vocês.

Por:Acampamento ASP

DIA 28/10 - DIA DE SÃO JUDAS TADEU!

São Judas Tadeu é, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares. No entanto, embora figurasse entre os apóstolos de Cristo, a devoção por ele se inicia tardiamente, uma vez que foi durante muito tempo "deixado em segundo plano" em função de seu nome, que se confundia com o do "apóstolo traidor", Judas Iscariotes.
São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição. Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima.





São Judas - aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o amava, e precisava garantir que todos o fizessem também, para que fosse possível se realizar aquela resposta que Jesus lhe havia dado naquela Ceia: "se alguém me ama guardará a minha palavra e meu pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada" (Jo 14,22).
São Judas morreu mártir, provavelmente no dia 28 de outubro de 70. Foi perseguido graças à coerência que mantinha entre a sua fé e a sua vida, e em função da força de sua pregação, coisas que impressionavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam "em massa". Provocando a fúria de feiticeiros, ministros pagãos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da população contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. Esta é a maneira considerada mais provável e, por isso, a sua imagem traz freqüentemente uma machadinha em suas mãos. Traz também uma Bíblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus; e um colar, cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhança com aquele que era seu primo.


Nós do Acampamento ASP parabenizamos a toda a comunidade da capela São Judas Tadeu pelo acolhimento a todos que lá buscam se abastecer de Deus e principalmente por nos acolher como parte integrante desta comunidade.Que Deus abençoe a todos os servos e servas desta comunidade, em nome de Jesus.

Por:Acampamento ASP

Inaugurando uma nova fase do Blog!

Amados irmãos e irmão campistas, é com muita alegria que venho lhes contar essa boa nova.Nosso blog agora será completo, com postagens de fotos e fatos atualizados, sempre na medida do possível e não mais ficaremos com vontade de ver as fotos aqui na tela, agora elas serão uma realidade.Para inaugurar, decidimos mostrar essa foto da Capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pois sei que ela intercedeu atraves de nossos pedidos para que este blog não sucumbisse as dificuldades e barreiras que ele enfrentou.


Estamos muito felizes e gostaríamos de compartilhar tal alegria com todos vocês.Que Deus abençoe a todos!

Por:Acampamento ASP

domingo, 23 de outubro de 2011

Pegadas na areia!

Uma noite eu tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava, percebi pegadas na areia;
Uma era minha e a outra do Senhor.
Quando a última cena de minha vida passou diante de nós,
olhei para as pegadas na areia,
Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis
da minha vida.
Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho,



- Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na
areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas. 
- Não compreendo...
Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?
O Senhor respondeu:
- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento.



Quando vistes na areia apenas um par de pegadas,foi exatamente aí que EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS!!! 


terça-feira, 18 de outubro de 2011

...mas a alegria vem de manhã!

A ÁRVORE DOS PROBLEMAS

Um homem contratou um carpinteiro para ajudá-lo a arrumar algumas coisas na sua fazenda. Mas, o primeiro dia dele foi bem difícil. O pneu do seu carro furou. A serra elétrica quebrou. Cortou o dedo. E ao final do dia, o seu carro não funcionou.   O fazendeiro ofereceu-lhe uma carona para casa. Durante o caminho, ele não falou nada e estava de cara feia. Quando chegaram à sua casa, o carpinteiro convidou-o para entrar e conhecer a sua família. Ao adentrarem o quintal, o carpinteiro parou diante de uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.





 Depois, entraram na sua casa, e ele se transformou. A expressão tensa e brava do seu rosto foi substituída por um grande sorriso, e ele abraçou e beijou seus filhos e a esposa.

Depois de apresentar a família, ele acompanhou o fazendeiro até o carro. Ao passarem pela árvore, o homem perguntou:
- Porque você tocou nesta árvore antes de entrar em casa? 


- Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas. Eu sei que o meu trabalho tem seus aborrecimentos, como outro qualquer, mas eles não precisam chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu os deixo pendurados nesta árvore. Assim, eu e minha família nos livramos de sofrer por causa deles. E quer saber de uma coisa? De manhã, quando venho pegá-los, parece que eles diminuíram. Já não são tão grandes como eram quando eu os deixei aqui.

E, com uma boa dose de humor, concluiu:
 - Acho que o orvalho da noite os faz encolher.





O choro pode durar uma noite;
pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.

Salmo 30.5
Por:Acampamento ASP

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fazendo a diferença!

FAZ DIFERENÇA

Um homem caminhava pela praia, quando avistou uma criança que se abaixava, pegava alguma coisa na areia e jogava no mar.
Ao aproximar-se, viu que eram estrelas-do-mar que o menino jogava na água. Então, perguntou:
- O quê você está fazendo?
- Estou pondo estas estrelas-do-mar de volta na água, senão elas morrem na praia, respondeu o jovenzinho.



- Menino... disse o homem, com ares de sábio, há milhares destas estrelas-do-mar na areia. Não dará tempo de você salvar todas elas e, por fim, não fará nenhuma diferença você salvar meia dúzia.
- Para estas aqui fará muita diferença, respondeu e menino, mostrando sua mão cheia delas. E continuou jogando-as de volta no mar.



Por:Acampamento ASP

O BATISMO

Queridos irmãos, a paz do Senhor!
Hoje damos seqüência às reflexões sobre os Sacramentos da Igreja. Esperamos que seja útil.  Na semana que vem, tem mais…
Batismo

            O batismo é o sacramento na qual nascemos para a família cristã e para a Igreja, e a porta de entrada para os demais sacramentos. A Igreja celebra o batismo de acordo com a ordem de Jesus  aos discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt 28, 19-20).  João Batista, primo de Jesus, batizava com água no rio Jordão, e o fazia preparando as pessoas para a vinda do messias (Mc 1, 2s), porém admitia que seu batismo era temporário, pois depois dele viria o Messias que batizaria com o fogo do Espírito Santo.


            Ao observarmos a ordem de Jesus, podemos entender que Ele manda que todos os povos sejam batizados (todas as pessoas) o que inclui as crianças, para que cresçam observando os ensinamentos e mandamentos que Jesus transmitiu aos apóstolos. Podemos, ainda, verificar que Jesus não manda que as pessoas sejam imersas em um rio para serem batizadas, mas simplesmente diz para batizar pelo nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Se fossemos batizar em rios porque Jesus foi batizado em um (Mt 3, 13-17), e porque João Batista assim o fazia, teríamos de ir todos ao Rio Jordão para tal, pois era lá que João Batista o fazia e lá que Jesus o foi. Ou seja, o importante é que se tenha água e que ela seja derramada sobre a cabeça, pois é ela que controla todas as ações do corpo, é lá que temos todos os nossos pensamentos, e definimos nossas ações.
            Com o batismo morremos para o pecado e nascemos em uma vida nova plena de graça, em comunhão com Jesus Cristo, o próprio Deus humanado, e alcançamos a salvação, conforme  o Messias explicou aos discípulos em Mt 16, 16 “Quem acreditar e for batizado será salvo. Quem não acreditar será condenado”. O mais difícil atualmente é as pessoas viverem de fato o seu batismo, pois quando crianças por diversas vezes não recebem a orientação necessária dos pais e padrinhos e quando adultos não tem tempo para Deus. Assumir o compromisso do batismo é dizer ao projeto de amor do Pai, é ser discípulo do Senhor e proclamar através da própria vida a Boa Nova do Evangelho, além do que ao sermos batizados, temos a mancha do pecado original apagada de nossas vidas, e passamos a fazer parte da família cristã e da Igreja de Cristo, sendo que este sacramento abre as portas para os demais, como já dito anteriormente, que são os sinais visíveis da graça de Deus, e nos concede a presença do Espírito Santo em nossas vidas, para que tenhamos forças em nossa caminhada como filhos de Deus, e vivamos de acordo com a sua palavra e vontade.


            A partir do batismo renascemos e podemos alcançar a salvação, conforme está escrito em Jo 3, 1-8:
Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: “Rabi, sabemos que és um mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes se Deus não estiver com ele”. Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus”.
            Mediante a importância desse sacramento, pode-se entender a função dos pais de educar as crianças na fé, com ações concretas. Para os padrinhos não é diferente, e com mais responsabilidade ainda, ser padrinho não é apenas presentear mas educar as crianças na fé católica, por isso a escolha dos padrinhos deve ser criteriosa, acima da simpatia e amizade, mas por aquelas pessoas que dão testemunho de vida enquanto cristãos, que por suas ações demonstram serem batizados e que anunciam o tempo todo o plano de amor e salvação que vem de Deus.
            Alegremo-nos por tamanha graça, pois conforme São Paulo nos diz, com o batismo nos revestimos de Cristo (Gl 3, 26-27), e como o atual Papa Bento XVI afirmou “O sacramento do Batismo é o caminho, a ponte que Deus estabeleceu para se encontrar com o homem”.
             
              Na semana que vem, tem mais…Abraço fraterno a todos.

Por:Acampamento ASP

sábado, 15 de outubro de 2011

Deus é bom, sempre bom!

TUDO QUE DEUS FAZ É BOM!

Era uma vez um rei gostava muito de caçar. Dentre seus amigos que levava às caçadas, havia um que era muito piedoso e temente a Deus (ao contrário do monarca, que não se detinha nas questões da fé).
Sempre que o rei conseguia abater um animal, aquele sujeito gritava:
- Aleeeluuuuia! Tudo que Deus faz é bom!
E o rei se envaidecia destas palavras.
Um dia, quando o rei disparou sua arma de caça, o tiro saiu pela culatra, arrancando-lhe o dedão da mão direita.
Quando voltavam para casa, carregando o rei numa maca, o sujeito disse:
- É... Tudo que Deus faz é bom!

O rei ficou furioso, mandou prendê-lo num calabouço e jogar a chave fora. 
Passado o trauma inicial do acidente, o rei e os seus demais amigos voltaram a caçar.

Numa destas viagens, o grupo caiu nas mãos de uma tribo de canibais e, um a um, eles foram sendo devorados pelos selvagens.
O rei ficou por o último. Mas, quando chegou a sua hora, ao vir examiná-lo, o sacerdote dos canibais percebeu que lhe faltava o dedão da mão direita, desqualificou-o como oferenda e ordenou que o libertassem.
Ao voltar para seu reino, o rei mandou soltar seu amigo e contou-lhe toda a história.
- Eu lhe disse, meu rei, tudo o que Deus faz é bom! Se o senhor não tivesse perdido o dedão naquele dia, estaria morto a esta hora.
O rei se desculpou com seu amigo, por ter-lhe mandado prender. E fez-lhe uma pergunta:
- Meu amigo, eu ainda tenho uma questão não resolvida em meu coração. Se tudo o que Deus faz é bom, porque Ele permitiu que eu mandasse lhe prender? Porque permitiu que você, injustamente,  ficasse dois anos atrás de uma grade?

- Ah, meu rei, tudo o que Deus faz é muito bom, pois, se eu não estivesse aqui preso, estaria agora na barriga dos canibais.



E viu Deus tudo quanto fizera,
e eis que era muito bom.
Gênesis 1.31

Por:Acampamento ASP

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aos amigos campistas do Acampamento ASP!

Caríssimos, estamos nesta data tão linda que é o dia de Nossa Senhora Aparecida, a mãe do Brasil, nossa padroeira.E neste clima festivo e alegre é que nos servimos de tal ocasião para deixar aqui um recadinho, um lembrete: No dia 21/10 (sexta-feira) estaremos nos reunindo na Capela São Judas Tadeu em Presidente Venceslau as 20h para mais uma espiritualidade.Estão convidados não só os campistas do último acampamento ASP, mas também os de todas as outras edições, bem como também o convite se estende aos familiares.

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele"

Não deixe de participar de mais este abastecimento, e lembre-se sempre que precisamos estar juntos, unidos, na mesma alegria que um dia estivemos reunidos no acampamento.Venha matar a saudade no melhor lugar para se encontrar alguém, que é a casa de Deus.Lembre-se que é Jesus que está à sua porta e bate, lhe chamando.

Que Deus abençoe a todos, em nome de Jesus! 

Por:Coordenação ASP

Dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida!


NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.
Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.
A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.
Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sacramentos


Queridos irmãos, a paz!
A partir de hoje temos um novo espaço em nosso blog. Trata-se da coluna “Sacramentos”, na qual vamos tecer algumas considerações a respeito dos sete sacramentos de nossa Igreja. Hoje ficamos com uma reflexão geral, que nos introduzem as especificidades de cada um. Esperamos que gostem. Leiam, comentem e divulguem!


Os Sacramentos

Introdução
          Os sacramentos são sinais sagrados que  exprimem a graça de Deus em nossas vidas evidenciando nossa fé em atos concretos, sendo que foram instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja.   Segundo o dicionário Aurélio (2008) a palavra “sacramento” que deriva do latim sacramentu e possui o seguinte significado: “Sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para distribuição da salvação divina àqueles que, recebendo-o fazem uma profissão de fé”.  O grande sinal do Pai é a entrega de seu único Filho Jesus Cristo a nós, para que pela sua paixão, morte e ressurreição tivéssemos nossos pecados remidos, sendo que Cristo deixou sinais visíveis da graça e a Igreja de Jesus, sinal de sua presença em nosso meio, continua  ministrando esses sinais. 

“Os sacramentos são o próprio Deus, presente nos sinais. Os sacramentos são realidade. A hóstia consagrada não é só sinal da presença de Cristo: É o próprio Cristo. Portanto, ao vivermos, vivenciarmos os sacramentos, estamos vivenciando Deus neles.”

            Os sacramentos podem ser divididos em três tipos que são aplicados de acordo com a fase de cada um, sendo os sacramentos de iniciação cristã, na qual com o batismo iniciamos nossa caminhada como cristãos e passamos a fazer parte desta grande família. Com a Eucaristia alimentamos o corpo e alma com o Corpo e Sangue de Cristo, e nos colocamos em comunhão com Deus, para termos forças em nossa caminhada. Com a confirmação, ou crisma, ainda chamado de “sacramento da maturidade”, assumimos nosso real compromisso com a família cristã e com a Igreja de Cristo, tornando-nos soldados de Jesus e defensores da fé Católica.
            Temos os sacramentos de cura, nas quais com a confissão, ou penitência, podemos nos libertar de nossos erros através de nosso arrependimento e da absolvição de nossos pecados pelo sacerdote que age na pessoa de Cristo. Com a unção dos enfermos encontramos força e apoio do Espírito Santo para superarmos as dificuldades impostas pelas enfermidades, conforto e paz ao corpo e espírito para quem é chamado para a Casa do Pai.
            Com os sacramentos de serviço, como o próprio nome diz nos colocamos a serviço de Jesus e de sua Igreja de acordo com nossa vocação, seja matrimonial, crescendo e educando como família cristã, seja uma vida consagrada a Deus com a ordem.
Semana que vem tem mais… Acompanhem-nos!

Fonte: Doutrina Católica


Graças a Deus, estamos de volta!

Meus irmãos em Cristo, voltamos.Foram 35 dias de angústia e aflição e de muita vontade de voltar a publicar, de enfim, voltar a evangelizar neste nosso espaço.Já estamos organizando e dentro em breve teremos uma equipe, que juntos levaremos este blog cada dia mais para a frente.


Que Deus nos conceda a graça da perseverança e que a cada dia aumente a nossa fé e nos faça bons discípulos, corajosos e ousados no anuncio do Santo Evangelho.Amém!

Por:Coordenação ASP